quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ficam eternamente jovens os que morrem jovens

"Como tantos outros, procurei sempre encontrar um significado mais grandioso, ou simplesmente mais humano, para aquela linda frase de que morrem jovens os que os deuses amam. Para que não seja mais uma frase bonita ou para que não queira antes significar a crença terrível de que os deuses só amam os que morrem jovens, assim como bestas desumanas que se alimentam da juventude ceifada. Não sei a resposta: desisti há muito de entender os deuses, de achar um significado humano para a desordem instaurada pelo divino. Sei apenas, no que aos homens diz respeito, que ficam eternamente jovens os que morrem jovens."

Miguel Sousa Tavares
in No Teu Deserto

Li este trecho do livro de Tavares e a princípio fiquei emocionada, pois meu irmão e meu marido morreram muito cedo e ele tem razão ao concluir que ..."ficam eternamente jovens os que morrem jovens."

Jamais saberemos como eles seriam nos próximos anos, se tivessem envelhecido, sido pais, perdido alguma função, ficado com os cabelos grisalhos ou amadurecido lindamente em algum outro aspecto.

Fica-me na memória guardada a última impressão e sempre sonharei com eles daquele mesmo jeitinho que "foram embora".

Depois que li o livro inteiro, reli este trecho, ficando intrigada com outros aspectos desta fala de Tavares. Sempre questionamos os deuses, no meu caso Deus mesmo! Nunca tenho resposta, sequer chego a alguma conclusão, e me arrependo de tentar entender o mistério da vida, o inconcebível divino. 

Mais um motivo pra ir vivendo minha vida, agora, não digo sem questionamentos, porque me é próprio fazê-lo, mas de alguma maneira aproveitando e saboreando este meu dia, deixando o amanhã pra quando ele chegar.

Uns chamam de esperança, outros de ilusão, eu chamo a isto: resiliência.

Vivendo cada minuto, como se fosse o último...

Rezinha

Nenhum comentário: